terça-feira, 30 de novembro de 2010

A ESCALADA DA VIDA

                                  CAPA da bela Coletânea ELDORADO, da qual participo...


                    A escalada da vida

Determinado dia, meu patrão me mandou levar um
carro na casa de um dos seus amigos, que ficava a um
quilômetro de distância da empresa e comigo foram dois
colegas de serviço.

Ao chegarmos à casa determinada, o amigo do patrão
não se encontrava e assim, ficamos sem pessoa disponível
para nos levar de volta até a empresa. Como era perto,
resolvemos regressar a pé. E quando caminhávamos
conversando, encontranos um dos patrões, o mais exigente,
praticando um "Cooper", que resolveu voltar juntamente conosco.

Lembramos então, de um atalho, por onde o percurso
se tornaria bem mais curto e assim, poderámos economizar
muitos passos. Resolvemos ir por lá.

Eu já havia passado por ali há algum tempo, eram
alguns terrenos baldios que davam passagem de uma rua
para outra e como se tratava de terreno íngreme e agora
com muito lixo, ainda falamos em recuar, mas devido à
diminuição do percurso resolvemos enfrentar e escalar
aquele barranco.

Estávamos em um total de quatro pessoas, sendo o
patrão Vavá, o Erasno, o Vicente e eu, o Antonio.

Vavá iniciou a escalada, sendo seguido por mim, o
Erasmo e logo depois o Vicente.

Antes, aquele barranco era cavado em degraus
formando uma escada, tornava bem mais simples a subida.
Mas agora, estava tudo mudado e a passagem por ali, se
tornava mais difícil.

Tateando daqui e dali íamos sempre subindo, até
que o Vavá alcançou o meio fio da rua , no topo da difícil
passagem. Mas mesmo quase vencendo aquele último
obstáculo, teve dificuldades para apoiar os pés, e com as
mãos se firmava passando a relutar, mas não conseguia
elevar o corpo. Seus braços não suportavam seu peso. 
Mas eu que vinha logo em seguida, consegui firmar os pés
nas ondulações do terreno e ajudá-lo, calçando seus pés
com minhas mãos e empurrando-o para cima, e asism, o
Vavá conseguiu subir.
 
Quando cheguei no mesmo ponto em que anterirmente
estava o Vavá, também tive dificuldades e fui ajudado por ele,
que me puxando pelas mãos permitiu-me terminar aescalada.
E assim, o Erasmo conseguiu subir, e o Vicente, também, com
o auxílio dos demais colegas, apesar de sentir mais dificuldade
devido sua massa corporal.
 
E assim, os quatro colegas de trabalho, agora mais amigos
do que antes, prosseguiram a caminhada e entenderam que
neste mundo, mesmo que enfrentando sozinhos a lida de cada dia,
todos nós sempre precisamos da colaboração de alguém, por
existirem situações em que se estivermos sós, sem dúvidas
pereceremos, mas com alguma colaboração poderemos ser
vitoriosos.
Existem  momentos, que somente haverá condição para uma pessoa
ser bem sucedida, se houver um empurrãozinho de alguém...


Antonio Cícero da Silva(Águia)

*Crônica selecionada e publicada, na: "ELDORADO Coletânea de Poemas, Crônidas e Contos,vol. XVI",2010,Ed. Sucesso/Celeiro de Escritores,Santos/SP/Brasil.



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário